Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Scouting - Pérolas nigerianas

por P1nheir8, em 30.11.15

Kelechi Nwakali foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub17. O capitão nigeriano já estava bem cotado antes da prova começar e com o que fez durante o Mundial ficou ainda mais. Marcou 3 golos e fez 3 assistências na competição. Chelsea e Arsenal têm sido os clubes mais noticiados como tendo interesse no jovem jogador africano. Nos últimos dias, surgiu a notícia de que o Sporting também está interessado na contratação do jogador.

Nwakali é um médio bastante versátil e que pode jogar em todas as posições centrais do meio-campo. É já bem desenvolvido fisicamente e consegue aguentar desde o primeiro ao último minuto o ritmo de jogo, tendo capacidade física para isso. A capacidade de passe é um dos seus pontos mais fortes, aliada a uma muito boa visão de jogo. Gosta de rematar de longe e é bom nas bolas paradas. 

Gosta de vir buscar a bola e assumir as saídas a jogar. Tem boa técnica e conduz bem a bola em velocidade com a sua passada larga. Traz bastante dinamismo ao jogo e gosta muito de fazer pressão, roubando inclusive muitas bolas. Trabalha muito em prol da equipa, sendo um líder em campo e assumindo qualquer decisão.

 

Receber orientado para ver o jogo de frente e fazer logo o passe para o avançado.

 

Ler bem o lance para depois recuperar a bola com muita qualidade, e sair a jogar antes de entregar ao colega de equipa.

 

Recuperar bem a bola, sofrendo depois falta. Depois executa muito bem o livre, marcando golo. 

 

Boa visão e grande passe.

 

Passada larga a conduzir a bola no pé e depois mais uma assistência.

 

 

Aos 16 anos, Victor Osimhen foi o melhor marcador do Mundial Sub17 - 10 golos em 7 jogos - e o vencedor da Bola de Prata, prémio entregue ao segundo melhor jogador da competição. Já no Campeonato Africano Sub17 tinha sido o melhor marcador da prova. Assim como Nwakali, têm sido muitas as notícias publicadas sobre o interesse dos grandes clubes de Inglaterra. Até correu o rumor que já tinha assinado pelo Tottenham, mas entretanto foi desmentido. Assim como relativamente a Nwakali, o Sporting também tem sido noticiado como tendo interesse em Osimhen.

Victor é um avançado muito forte fisicamente, rápido e ágil. É mesmo a velocidade e força que faz a diferença no seu jogo, quer sendo lançado para as costas da defesa ou progredindo com a bola em velocidade. Destas formas, causou inúmeros estragos em todas as defesas que defrontou. Não se fixa no centro, descai muitas vezes na ala - principalmente na esquerda - e sente-se bastante confortável nessas zonas.

É um bom finalizador, sendo bastante frio na cara a cara com o guarda-redes adversário. Não se fica só pelo uso do pé direito - o mais forte -, já que sempre que é necessário usa e bem o pé esquerdo. O seu jogo de cabeça é também já evoluído.

 

O bom remate com o pé menos forte.

 

Boa desmarcação nas costas da defesa e depois a não vacilar na cara do guarda-redes.

 

Fortíssimo com a bola em velocidade e depois a boa finalização.

 

Mais uma vez o físico a fazer a diferença para depois fazer a assistência para o colega de equipa.

 

A não perdoar na finalização.

 

Dois lances em que descai para o lado esquerdo.

 

O jogo de cabeça.

 

Muito difícil de ser travado.

 

Nwakali e Osimhen foram dois jogadores que se mostraram muito na prova. Acho que Nwakali ainda tem muita margem para progredir e um potencial tremendo para se adaptar e evoluir no futebol europeu. Precisa de ser um pouco mais constante durante o jogo todo. Osimhen tem umas características físicas muito boas para avançado, mas precisa de evoluir muito no jogo em posse, já que no futebol europeu não existe - nem pouco mais ou menos - este espaço todo para ele fazer a diferença em velocidade. Dois jovens promissores e que merecem que se acompanhe a evolução.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Bola na rede


Contacte-nos por e-mail