Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Scouting - Gabriel Jesus

por P1nheir8, em 28.10.15

 Joga no Palmeiras a nova coqueluche do futebol brasileiro. Gabriel Jesus tem sido uma das grandes revelações - talvez mesmo a maior - do Brasileirão de 2015. Deu-se a conhecer ao mundo no Mundial de Sub20 que se realizou no passado verão na Nova Zelândia, sendo um dos grandes destaques da prova e um dos melhores jogadores do Brasil, vice-campeão dessa mesma prova. Chegou ao Palmeiras 2012, depois de ir prestar provas e ter agradado aos responsáveis, mas só no ano seguinte teve a oportunidade de ser inscrito. Começou logo a dar nas vistas ao bater o recorde de golos no Paulista de Sub17, com 37 golos em 22 jogos. Estreou-se a titular no campeonato no dia 9 de Maio de 2015, num empate a 2 frente ao Atlético Mineiro. É hoje titular na equipa principal do clube e tem até agora 30 jogos na época, contando com 7 golos.

Gabriel Jesus é um avançado versátil que pode jogar em qualquer das posições no ataque - tanto ao centro como em qualquer das alas. Tem jogado no lado esquerdo, sendo muito forte nas diagonais para o centro - com e sem bola - e a atacar as zonas de finalização. É muito forte no drible e nos lances de um para um, sendo muito difícil de travar, mas ainda exagera um pouco nas iniciativas individuais, quando poderia dar a bola. Quando sai do drible, tenta muitas vezes o remate, estando dentro ou fora da área. Tem pormenores técnicos deliciosos, já que tem uma técnica muito apurada. Em progressão com a bola controlada em velocidade, é mesmo muito forte, conseguindo ir passando pelos adversários. Ainda decide algumas vezes mal o que fazer dos lances, precisando de melhorar a sua tomada de decisão. Precisa também de melhorar o último passe, apesar de ter uma boa visão de jogo, acaba por falhar algumas vezes nesse capitulo. Tem boa velocidade, tanto com bola no pé como sem ela. É também um jogador ágil. 

Fisicamente não perde muitos lances, apesar de ter ainda de crescer um pouco. Tenta estar sempre em jogo, não tem medo de assumir os lances e a posse de bola. Precisa ainda de melhorar a finalização e o seu jogo de cabeça. Consegue aparecer muitas vezes a finalizar as jogadas e a ter oportunidades para isso, mas ainda falha mais vezes do que aquelas que devia, sendo uma das partes do seu jogo que precisa de ser melhorada. Apesar de o seu pé preferido ser o direito, não tem qualquer problema em usar o pé esquerdo no seu jogo. Ainda precisa de melhorar a forma como defende, apesar de mostrar vontade em ajudar o seu lateral quando joga na ala. Tem mostrado muita humildade nas suas declarações e na sua forma de estar, mesmo quando o seu nome até já começa a ser falado para a equipa principal do Brasil.

 

A forma como ele orienta logo a recepção para o remate.

 

As suas diagonais para o meio em velocidade, mas depois acaba por falhar o último passe.

 

Muito forte com a bola em progressão.

 

Boa visão de jogo e depois partir logo em velocidade para zonas onde pode finalizar.

 

Rápido e ágil a reagir aos lances.

 

Técnica muito apurada e depois o passe para o lado contrário. 

 

Vir ajudar a defender e acompanhar o lateral contrário.

 

Mais uma vez muito forte no 1 para 1, mas depois exagera quando deveria entregar a bola.

 

Transformar a forma como vai receber a bola em passe, procurar o espaço para receber de seguida, mas depois acaba por não acertar o último passe.

 

O que ainda precisa de melhorar e ser mais assertivo. A finalização.

 

Mais uma vez demonstrado como é muito rápido nas diagonais para o meio e de como procura sempre ir para aquelas zonas quando a bola está do lado contrário.

 

Mais uma vez a aparecer muito rápido e bem em zona de finalização, acabando depois por falhar o golo. 

 

Os exageros que ainda comete várias vezes ao ir em lances individuais.

 

Boa técnica e controlo de bola mas depois a precipitação no passe.

 

Mais um bom pormenor técnico de Gabriel. Atente-se também na pergunta que surge por parte de um telespectador.

 

Penso que Gabriel Jesus vai ser o que ele quiser no futebol. Tem todas as qualidades para estar no top daqui a alguns anos. É um jogador especial, com características e qualidades a que poucos se podem dar ao luxo. 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Bola na rede


Contacte-nos por e-mail