Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Paulo Fonseca: «Estava em casa, vi muito futebol, inspirei-me na filosofia de jogo italiana. Havia a possibilidade de trazer algo novo quando regressei a Paços, não só à minha equipa técnica, como aos jogadores. E foi cativante perceber que trabalhar numa estrutura diferente nos traz novas visões de jogo. É um sistema táctico que me tem apaixonado, tanto assim que o trouxe para Braga. É diferente, dá-nos muitas vantagens no jogo e é para continuar»

«Os jogadores são inteligentes e perceberam a vantagem de actuar neste sistema. Tem de haver grande rigor, mas jogar assim também é uma forma de eles se valorizarem. Não acredito que haja jogadores que se valorizem sem ter bola. Essa é a essência do futebol, ter bola. Houve abertura, aceitação, necessidade de entender o porquê das coisas, e todos estão identificados com esta forma de jogar»

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De Guilherme a 16.11.2015 às 20:16

Antes de mais parabéns pelo blogue, que apenas descobri a semana passada.

Fiquei curioso com a referência do PF à 'filosofia de jogo italiana'... Tendo em conta a falta de qualidade da maioria dos treinadores italianos da Serie A, o que andou o PF a ver: o Milan do Sacchi, o Empoli do Sarri? Talvez a Fiorentina do Montella? Porque apartes esses, nao estou a ver o que ele possa ter aprendido a ver a Serie A que nao soubesse ja......

De P1nheir8 a 17.11.2015 às 10:11

Obrigado. :)

Penso que Paulo Fonseca não se referiu à Serie A actual, mas sim a tempos anteriores. Mesmo assim, ainda existem vários treinadores italianos que jogam assim, mas são em menor número e há menos qualidade neles. Por exemplo Ancelotti, jogava em 4-4-2 no Milan, apesar de ser diferente daquele que Paulo Fonseca tem em Braga. O 4-4-2 saiu um pouco de moda nos últimos largos anos e existem poucas equipas que jogam assim. Acho que ele foi inspirado pelo que Jorge Jesus tem usado e se em entrevistas anteriores falou disso, nesta já não o fez tanto. Gosto muito da forma do Braga jogar e das suas ideias, assim como acho que Paulo Fonseca é bom treinador.

Cumprimentos.

Comentar post



Bola na rede


Contacte-nos por e-mail